Globalmente, o envolvimento masculino na gravidez mostra melhoria na saúde materna, sobretudo, para novos nascimentos. Dados recentes, mostram que a presença masculina nas consultas pré-natais é baixa em Moçambique quando os decisores-chave são os homens, entre 5-20%, aliado a barreiras para o envolvimento masculino, quando incluem a associação com HIV, e percepção de que saúde materna é do domínio da mulher.
Perante o quadro acima, e para reverter o cenário, na última sexta-feira, 06 de Maio, teve lugar em Marracuene, província de Maputo, uma capacitação aos Gestores Distritais e Enfermeiras de Saúde Materna e Infantil, dos Centros de Saúde de Marracuene e Ricathla, em técnicas de envolvimento masculino durante a gravidez e parto na província.
Ao todo, são 10 técnicos de saúde habilitados nesta matéria, onde se espera que venha trazer uma nova dinâmica na abordagem deste tema, tendo em conta que é importante quebrar mitos e tabus e aproximar cada vez mais o homem, à saúde.
Na ocasião, durante o discurso de abertura do evento, o Director Distrital de Saúde de Marracuene, Francelino Devesse enalteceu o apoio que o ICRH-M têm dedicado no melhoramento dos cuidados de saúde da população do distrito, implementando intervenções com abordagens inovadoras e com o objectivo de gerar evidências para advogar para a melhoria de políticas de saúde.
”Gostaríamos de agradecer ao parceiro ICRH-M e a Direcção Provincial de Saúde de Maputo, por priorizar o distrito de Marracuene para realização do estudo de intervenção, sendo que representa uma oportunidade para testar e trazer evidências do envolvimento masculino na saúde materna” disse Devesse.

Para esta formação com a duração de 1 dia, ministrado pela DPS-M, foram apresentados e discutidos temas como, direitos fundamentais no contexto dos direitos humanos, género, equidade, envolvimento do homem nas consultas pré-natais e durante o parto, plano de parto, sinais de perigo durante a gravidez, entre outros.
Por sua vez, os participantes do encontro foram unânimes em afirmar que a capacitação vai contribuir para melhoria de capacidade de resposta dos provedores de saúde do distrito para realização de consultas mais amigável com casais. Recorde-se que, estas actividades são levadas a cabo pelo ICRH-M, que está a implementar no distrito de Marracuene o “projecto” envolvimento masculino durante a gravidez e parto na província de Maputo, Um estudo de intervenção. Tem duração de dois anos e visa melhorar o envolvimento masculino durante a gravidez e parto, testando uma intervenção sensível ao género, avaliando barreiras e facilitadores para envolvimento masculino nos cuidados maternos, através de Pesquisa, Reforço aos serviços de saúde e Actividades comunitárias.
