Governo de Flanders Visita o Projecto “Bate-Papo Sem Tabus”

Partilhar esta notícia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A Oficial de Programas e Monitoria e Avaliação do Governo de Flanders, Mauricete Ruco realiza visita de 2 dias de monitoria do progresso ao Bate-Papo Sem Tabus que é implementado pelo ICRH-M. O Governo de Flanders, financiador do projecto, veio inteira-se sobre o estágio de implementação das actividades, desafios e sobretudo, dos resultados alcançados desde o início do projeto em 2018. Joelma Picardo, Gestora do Projecto no ICRH-M, na sua apresentação destacou a relevância do Bate-Papo no reforço ao sistema de saúde nos distritos de Magude e Moamba, com a capacitação de diversos intervenientes em matéria de Saúde Sexual e Reprodutiva, melhorias e apetrechamento dos SAAJ e cantos escolares, sessões de diálogos comunitários para estimular a comunicação entre pais e filhos e acima de tudo, à aproximação dos serviços aos adolescentes. Enquanto Emídio Cumbane’, Oficial de Monitoria e Avaliação do ICRH-M mostrou com números os resultados alcançados durante este período, particularmente para o aumento da procura dos serviços do SAAJ pelos rapazes.

Joelma Picardo, Gestora do Projecto, em apresentação dos resultados do Projecto.

No final das apresentações no primeiro dia da visita, Mauricete Ruco mostrou satisfação com os resultados apresentados pelo projecto Bate-Papo e motivada para viagem de campo programada para o segundo dia da visita.

Mauricete Ruco apreciando algum material de IEC do projecto

Governo de Flanders avalia positivamente o projecto “Bate-Papo sem Tabus”.

O segundo dia da visita da Oficial de Programas no Governo de Flanders foi reservada ao trabalho de campo das actividades implementadas pelo projecto no distrito de Magude. Mauricete Ruco diz ter ficado impressionada pela positiva com os resultados alcançados, especialmente com os círculos de interesse porque para além de promoverem actividades de habilidades para vida, providenciam também informação sobre direitos e saúde sexual e reprodutiva para adolescente de modo a tomarem decisões informadas.

Ruco teve um dia cheio com destaque para a visita ao cantinho de saúde escolar na Escola Secundária de Magude, círculo de interesse na escola primária de Maguiguane, SAAJ integrado no centro de saúde de Chichuco, e a participação de programa radiofónico sobre violência baseada no género, na Rádio Comunitária de Magude, tendo terminado a sua visita no SAAJ no Centro de Saúde de Magude. No final da visita, Mauricete Ruco mostrava-se satisfeita com o que viu e recomendou a criação de sustentabilidade para a continuidade das actividades assim que o projecto terminar.

Mauricete Ruco, acompanhada pela Málica de Melo, em visita ao SAAJ de CS de Magude – Um dos lugares assistidos pelo Projecto

O projecto Bate Papo Sem Tabu visa melhorar a saúde e direitos sexuais e reprodutiva dos adolescentes, reduzindo a gravidez na adolescência, abortos inseguros, novas infecções por HIV e ITS, violência baseada no género e criar mudança nas políticas e normas sociais nocivas. É implementado nos distritos de Moamba e Magude, com financiamento do Governo de Flanders, desde 2018 com previsão de término em 2022.

Projectos ICRH moçambique

Pesquisas e projectos desenvolvidos em Moçambique

Mais Notícias