REFORÇADA A CAPACIDADE DE RESPOSTA NO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE EM TETE.

Partilhar esta notícia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Pelo menos 37 técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros da província de Tete, em representação de todos os distritos, participam desde ontem, 05, até ao próximo dia 09, em Chitima, no distrito de Cahora Bassa, de uma formação intensiva no pacote completo de Tuberculose Multirresistente, TB-MR. Este treinamento vem responder a uma necessidade da província, uma vez que regista fraco despiste, diagnóstico, manejo clínico e/ou seguimento de pacientes com resistências a medicamentos – problema este que vai ser resolvido com a provisão de habilidades e conhecimentos a todos os pontos focais distritais e provinciais de TB-MR das unidades sanitárias para o efeito.

Nesta formação de cinco dias, que conta com a presença do médico chefe provincial, Xarifo Gentivo, os formandos vão passar em revista, as ferramentas para melhorar o manejo dos casos de TB-MR e TB-XR, novas tecnologias para o diagnóstico e os esquemas terapêuticos da doença em Moçambique. Fazem parte ainda, no leque dos objectivos da formação, conhecer os instrumentos de monitoria e avaliação, sobretudo, do preenchimento de registos de dados para o correcto reporte e atempado.

Participantes da Formação de TB-MR que decorre em Chitima, Cahora Bassa.

Esta actividade decorre com o suporte do parceiro, ICRH-M, também presente nesta formação, que implementa nesta província, em pelo menos 12 distritos, o projecto de Adesão e Retenção de Pacientes, nos módulos de HIV, e em 7 distritos para o módulo de TB com o objectivo de fortalecer a ligação entre a Comunidade e a Unidade Sanitária através de ações que contribuam para a busca de casos perdidos e o aumento da retenção dos pacientes em tratamento para a Tuberculose, contribuindo deste modo para redução do fardo da TB no país. O ICRH-M é Sub-recipiente do CCS para implementar o Projecto de TB nos períodos de 2021 a 2023, com o financiamento do Fundo Global.

Os formandos são unânimes ao afirmar que este treinamento vem em boa altura, uma vez que, durante muito tempo vinham a implementar o programa de TB na província sem nenhuma formação especifica, nestes moldes, por isso, elevam a fasquia nas espectativas após a formação,  “com esta formação vamos melhorar a qualidade de seguimento dos seus pacientes”, referem eles.

Todos os distritos da provincia de Tete presentes na formação em TB-MR.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afecta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos como os ossos, rins e meninges. A tuberculose multirresistente é um problema nacional e internacional que traz sérias dificuldades para o controlo global da doença. Emagrecimento, cansaço, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expetoração são os sintomas da doença. Podem também existir gânglios no pescoço. A tuberculose mantém-se como um grave problema de saúde pública, permanecendo como principal causa de morte por doença infecto-contagiosa em adultos em todo o mundo. A resistência aos fármacos representa uma ameaça para os programas de controlo da tuberculose, portanto, é necessário conhecer o padrão de sensibilidades das linhagens para fornecer o tratamento adequado.

Projectos ICRH moçambique

Pesquisas e projectos desenvolvidos em Moçambique

Mais Notícias