A luta pela redução do peso do HIV em Moçambique, não é só nosso. Aliamo-nos a todas as forças vivas, que cada uma, na sua missão peculiar contribui na promoção da saúde. É neste espírito que o ICRH-M, no âmbito da implementação do Projecto de Reforço da Adesão e Retenção dos pacientes ao TARV e da TB, procedeu nos dias 22 e 23 de corrente mês, na localidade de Kazula a formação do comitê de saúde do distrito de Chiúta em Tete.

São ao todo 15 membros locais composto por (líderes comunitários, membros influentes da comunidade, parteiras tradicionais e provedores de saúde), que aprenderam mais sobre HIV, e estratégias de mobilização na comunidade, para a identificação dos problemas de saúde e que afectam, sobretudo, as mulheres e as crianças; assim como encontrar as respectiva soluções dentro e fora da comunidade. Pretende-se contudo, fortificar-se o comitê para que seja o elo de ligação entre a comunidade e o Centro de Saúde de kazula, neste distrito.

Com esta revitalização assegura-se que haverá, dentro da comunidade, um grupo de pessoas inteiramente voltadas a fortalecer as iniciativas de saúde. Por isso, haverá, depois desta capacitação um programa de actividades regulares acordadas por ambas as partes, para que nenhum paciente em tratamento do HIV abandone ou falte às consultas e, com isso melhorar a sua condição de Saúde. Outrossim, este Comitê de Saúde vai estabelecer um contacto permanente com o sector de saúde para melhorar o nível dos serviços prestados, bem como a promoção da saúde, através da educação, comunicação e envolvimento das comunidades em acções com vista à adopção de estilos de vida saudáveis. Deve prestar todo o apoio ao trabalho dos provedores de saúde. O CS é uma estrutura reconhecida pelo Serviço Nacional de Saúde. Facilitaram este treinamento de dois dias, o Supervisor do ICRH-M neste distrito, Herminio Renda, com o suporte técnico do Responsável do Envolvimento Comunitário e APSS do CS de Kazula.
Importa salientar que esta actividade está a decorrer em 12 distritos onde o ICRH-M está a implementar este projecto em Tete, e, procura juntamente com os parceiros da DPS, SDSMAS dos 12 distritos Contribuir para o aumento da cobertura do TARV entre todas as PVHIV de 53.2% em 2020 para 77% em 2023 e para o aumento da taxa de retenção aos 12 meses de 67% em 2019 para 90% até 2023. O Doador é o Fundo Global, através do CCS (Centro de Colaboração em Saúde – como recipiente primário em Moçambique.