A Gestora de Programas no Governo de Flanders para Moçambique, Herta Daelman, avalia positivamente a visita realizada ao projecto “Bate-Papo Sem Tabus”, no passado dia 01 de Dezembro, no distrito da Moamba, um dos locais de implementação. Herta Daelman esteve acompanhada da Oficial de Programas e Monitoria e Avaliação, Mauricete Ruco, e da parte do Centro Internacional Para Saúde Reprodutiva – ICRH-M, pela Directora Nacional, Málica de Melo, Gestora do Projecto Bate – Papo, Joelma Picardo e da Oficial de Envolvimento Comunitário do projecto, Cristina Mussagy.

Durante a visita, Daelman manteve contacto com diversas intervenções e beneficiários do Projecto. Herta e Mauricete seguiram visita aos Serviços Distritais de Saúde de Moamba, Serviços de Educação Juventude e Tecnologia, aos Serviços Amigos do Adolescente e Jovem (SAAJ) no Centro de Saúde da Moamba, a exposição de produtos produzidos no âmbito das actividades realizadas nos círculos de interesse apoiadas pelo projecto, presenciaram a realização de programa de rádio sobre saúde sexual e reprodutiva do adolescente produzido por adolescentes e para adolescentes na Rádio Comunitária de Moamba, assistiram ainda a peças teatrais que demonstram actividades de campo realizadas na comunidade pela Associação Sonhar é Reviver (ASSORE), organização de base comunitária e parceira do projecto.


Para terminar, visitaram ainda o SAAJ do Centro de Saúde de Ressano Garcia também intervencionado pelo projecto. No final, Herta Daelman e Mauricete Ruco eram pessoas visivelmente felizes com que viram e interagiram. “Estamos satisfeitas com os resultados alcançados pelo projecto, sobretudo pela abordagem mista do projecto para capacitar e fortificar o adolescente com vista a empoderá-lo sobre os seus direitos sexuais e reprodutivos”. Disse Herta Daelman
As visitantes falaram ainda das abordagens sustentáveis criadas ao longo da implementação do projecto Bate-Papo e garantiram continuar a apoiar iniciativas no sector da saúde com enfoque para adolescentes e jovens.
O projecto” Bate-Papo Sem Tabus” iniciou em 2019 e termina em 2023, é implementado pelo Centro internacional para Saúde Reprodutiva -Moçambique (ICRH-M) em coordenação com a Direção Provincial de Saúde de Maputo e Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano nos distritos de Magude e Moamba. O doador é o Governo de Flanderes.
