O ICRH-M implementa desde Julho de 2022 a terceira fase do projecto aborto seguro, em Tete. Nesta fase, para além de introduzir novas abordagens e estratégias, estendeu o seu raio de cobertura para mais 3 unidades sanitárias, nomeadamente, CS de Xipalapala, CS Nhambadu no distrito de Cahora Bassa, passando à quatro assistidos pelo projecto e, CS de Màgoé, no distrito com o mesmo nome. A porta de entrada para a visita de monitoria de dados dos últimos 6 meses do projecto foi, exactamente Màgoé, que desde hoje, passamos a entregar a estes novos centros de Saúde todo o kit de material médico e não médico indispensáveis para a garantia de qualidade na oferta do serviço. Este kit é composto por medicamentos, seguro intímo, espéculos médios e grandes, aparelhos T.A, panelas de esterilização de material, e não médico com destaque para diversas bacias para conservação da água, desifecção de material, cortinas e roupas de cama.


A satisfação é enorme, segundo disse a responsável distrital de SMI no distrito, Maribela Dias, que já aguardavam com alguma expectativa, visto que, o medicamento seguro íntimo é deveras importante neste processo. “Com o medicamento aqui connosco, está assegurada a oferta dos serviços com toda segurança”, disse.


O projecto é implementado pelo ICRH-M desde 2020 na província de Tete, com fundos do SAAF, nos distritos de Angónia, Cahora Bassa, Changara e recentemente Màgoé. A Terceira fase vai até Dezembro de 2024.