Equipa do projecto INSPIRE discute estratégias de implementação em Mombaça, Quénia.

Partilhar esta notícia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Decorre desde a última segunda-feira, 06, em Mombaça, no Quénia, a primeira reunião anual do projecto Inspire – uma pesquisa conjunta que em Moçambique decorre na província de Tete, no distrito de Moatize.

Neste encontro de dois dias, devendo terminar amanhã, 08, o ICRH-M, representado pela Pesquisadora Principal, Málica de Melo e pelo Oficial do Projecto, Fernando Chissale, apresenta os principais achados desta pesquisa que iniciou em 2021, o ponto de situação – uma vez que, o projeto com abordagens inovadoras para o bem-estar perinatal do adolescente (INSPIRE) está a identificar, e projetar intervenções para uso entre meninas adolescentes grávidas e novas mães de 15 a 19 anos no Quênia e em Moçambique para melhorar a saúde mental e o bem-estar das mães adolescentes. Mas, há também outro propósito. Fernando Chissale esclarece que, com este encontro, pretende-se, igualmente, desenvolver um manual de intervenção que vai ser testado nesta fase de teste piloto, por isso, será, também tema de debate, os aspectos constantes do manual, olhando para o contexto moçambicano e queniano, se os pontos contidos são adequados e encontrar espaço de melhoria, com a integração, havendo necessidade, de outros actores a serem identificados e convidados para enriquecer esta abordagem/manual.

Fernando Chissale, oficial do projecto, em Tete.

Participam deste encontro, moderado pela Dra. Tatiana Salsbury, em representação dos doadores da King College, todas as equipas de implementação do projecto, de Moçambique, pela Málica de Melo que também é Directora Nacional do ICRH-M, e Marleen Tarmameen, Pesquisadora Principal do lado de Quénia, neste estudo, para além, naturalmente, de outros parceiros convidados.

Dra. Tatiana Salsbury – moderadora do encontro, e representante dos doadores da King College, nesta pesquisa.

O Projecto INSPIRE vai entrar agora na segunda fase desta pesquisa, por isso, configura-se como se fosse outro estudo vai dai que há um protocolo de pesquisa em mesa que vai ser também tema de debate neste encontro.

INSPIRE é um projeto de 4 anos que visa co-desenvolver intervenções escalonáveis, sustentáveis ​​e eficazes para melhorar a saúde mental de meninas adolescentes durante a gravidez e no ano após o nascimento no Quênia e em Moçambique, combinando intervenções centradas na pessoa (Workshops), pensamento sistêmico e ciência de implementação (Entrevistas  em profundidade; Photovoice; Caminhadas Espirais e GDF).

Foto familia, com todas equipas de implementação: Moçambique e Quénia.

Projectos ICRH moçambique

Pesquisas e projectos desenvolvidos em Moçambique

Mais Notícias