A Directora Nacional do ICRH-M, Málica de Melo, procedeu ontem, 05, em Maputo, a entrega oficial ao Ministério da Saúde – MISAU dos diversos materiais de informação, educação e comunicação (IEC) sobre Saúde Sexual e Reprodutiva do Adolescente, produzidos no âmbito da implementação do Projecto Bate Papo Sem Tabus, nos distritos de Magude e Moamba, na província de Maputo.
Este material é maioritariamente constituído por diversos panfletos, brochuras que reforçam o conhecimento do adolescente nesta matéria e destaque vai para o guião de facilitação de diálogos comunitários (DC) sobre a saúde sexual e reprodutiva (SSR) entre pais e filhos, que visa apoiar as intervenções de engajamento comunitário para a melhoria da comunicação positiva entre adolescentes e adultos-chave sobre SSR do adolescente ao nível das famílias e comunidades.


O MISAU, representado pelo Programa de Saúde Escolar e do Adolescente e o Departamento de Promoção de Saúde regozija-se com os resultados alcançados, com esta abordagem, e não tem dúvidas de que este material, segundo descreve Natércia Monjane, Responsável do DEPROS, de excelente qualidade e de conteúdos alinhados ao adolescente, vai ser usado a todos os níveis e replicados para as províncias para o melhoramento de todas as questões de SSR.
“Gosto muito desta abordagem de trabalhar com os pais no sentido de darmos habilidades a eles, para ter esta prática de conversar e de rever com os filhos, nós sabemos que no nosso dia-a-dia, pelo factor tempo, às vezes, não nos damos tempo de exercitar esta prática, mas é mesmo importante e temos aqui um instrumento muito útil ”, disse Natércia Monjane que entretanto, parabeniza ao ICRH-M pelo envolvimento em todas as fases do projecto.

Este projecto de 4 anos (2018-2022) foi financiado pelo Governo de Flanders, que neste encontro esteve representado pela Oficial de Programas, Monitoria e Avaliação, Mauricete Ruco, que disse estarem criadas as condições para que em Magude e Moamba, haja de facto, melhorias no comportamento destas comunidades assistidas pelo projecto, na aproximação dos pais e cuidadores aos seus filhos. Mauricete Ruco reiterou igualmente, para que o material produzido fosse usado por todos e se necessário melhorados. “Hoje celebramos com satisfação o fim deste projecto, mas nós continuamos a apoiar o sector da saúde, através do ICRH-M e outros parceiros em programas de saúde materna e neonatal, e SSR do adolescente em Tete e Maputo”, finalizou Ruco.

Recorde-se que “Bate-Papo Sem Tabus” tinha como objectivo melhorar a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos (SDSR) dos adolescentes, com especial atenção para as raparigas e rapazes dos 10-14 anos, através da redução da gravidez na adolescência, abortos inseguros, prevenção de novas infecções por HIV e ITS, redução de violência baseada no género e mudanças nas políticas e normas sociais nocivas (como as uniões prematuras). Em simultâneo procurou envolver pais e cuidadores, membros influentes da comunidade, professores e provedores de saúde no reforço do sistema nacional de saúde e educação, para a provisão de serviços de qualidade e amigáveis aos adolescentes, nas unidades sanitárias e escolas. Incluiu ainda a comunicação para a mudança de comportamento social, lobby e advocacia para a melhoria das políticas e práticas de SSR.
Os resultados, poderão ser visto neste documentário, clique aqui que retrata o projecto e traz, na primeira pessoa, o impactos das suas intervenções.

Não se esqueça de ver o video-documentário