“É VISIVEL O CONTRIBUTO DO ICRH-M NA MELHORIA DE SAÚDE DOS BENEFICIÁRIOS”.

Partilhar esta notícia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

“Reconheço e dou voz aos desafios que o distrito tem na área de saúde, particularmente nas áreas de HIV e do aborto, e pessoalmente estou interessado na busca por respostas para fazer face a estes problemas, tanto que acolhemos com satisfação o contributo do ICRH-M nos programas de SSR aqui no distrito de Màgoé.

Titos Sitoe, Administrador do Distrito de Màgoé, à margem da visita da Directora Nacional do ICRH-M a aquele distrito.

Nesta audiência concedida à equipa sénior do ICRH-M, Titos Sitoe disse identificar-se com os resultados que a organização está a ter, em colaboração com sector de saúde do distrito, na melhoria de vida dos pacientes em tratamento antirretroviral, graças ao projecto de adesão e retenção destes pacientes, que em última instância vai resultar na supressão viral.

“Vamos fazer de tudo que estiver ao nosso alcance, e estamos envolvidos nos esforços, para garantir menos casos de abortos inseguros, porque notamos, com o projecto de aborto seguro, uma saída para a redução das complicações resultantes das práticas de abortos clandestinos que muitas vezes termina em mortes maternas. Portanto, são destas iniciativas e de parceiros como ICRH-M que o governo precisa, porque sozinhos, não conseguimos chegar a todos os lados, por isso, quero em meu nome pessoal desafiar-vos a estender as vossas abordagens à Chinthopo, outro posto administrativo do distrito, que tem muita população e com desafios de saúde igualmente”.

Titos Sitoe, Administrador do Distrito de Màgoé, à margem da visita da Directora Nacional do ICRH-M a aquele distrito.
Foto familia com a equipa do ICRH-M, e SDSMAS de Magoe

É desta forma que o Administrador do distrito de Màgoé, Titos Sitoe, descrevia a situação do distrito e mostrava conhecer as intervenções levadas a cabo pelo ICRH-M.

Do lado do ICRH-M, na pessoa da Directora Nacional, Málica de Melo, veio a garantia de tudo fazer para honrar este reconhecimento e continuar a envidar esforços para a consolidação destes resultados e junto do doador encontrar mecanismos de aumentar o volume de projectos e chegar a mais pontos do distrito. “Portanto, anotamos com alegria, o desafio de pensar em Chinthopo”, disse Jaime Mário, Coordenador Provincial do ICRH-M.

Esta é parte do resumo da visita da equipe sénior do ICRH-M, liderada pela Directora Nacional, Málica de Melo aos distritos de implementação em pelo menos três distritos da província de Tete. Antes, Málica de Melo e sua equipa escalou sucessivamente os distritos de Marara e Cahora Bassa, para os projectos NFM3, VIVA+ e Aborto Seguro onde, igualmente, manteve encontros com as equipas de implementação dos projectos no terreno, visitou os centros de saúde, e em audiências separadas, reuniu-se com os Administradores Distritais e Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social – SDSMAS.

Recorde-se que, o ICRH-M tem na província de Tete, pelo menos seis projectos de saúde sexual e reprodutiva e actuando em áreas como HIV, TB, aborto seguro, saúde neonatal, SAAJ com foco em adolescentes e jovens, população chave, mulheres em idade fértil, e está em todos os 15 distritos da província de Tete.

Veja algumas fotos da visita ao distrito de Magoe, Marara e Cahora Bassa.

Projectos ICRH moçambique

Pesquisas e projectos desenvolvidos em Moçambique

Mais Notícias

Bate-papo

EMBAIXADORA POR UM DIA

“Conversa inspiradora” – é o nome do evento que decorreu ontem, em Maputo, para marcar o fim de uma campanha denominada Embaixadora por um dia,