Melhorar a saúde das trabalhadoras de sexo e reclusos, o acesso aos serviços integrados e a defesa dos direitos humanos.

Viva +

Objectivo

O projecto visa melhorar a saúde das TS’s e Reclusos, o acesso a serviços integrados e a defesa dos seus Direitos humanos.

Data do projecto: 2021-2023

Grupo alvo: Trabalhadoras de sexo e reclusos

Local de implementação: Província de Tete, distritos de Moatize, Cahora-Bassa, Angónia, Mutarara, Chifunde, Changara e  cidade de Tete.

Financiador: Fundo Global via FDC

Parceiros de implementação

DPS/SDSMAS (Unidades Sanitárias), 

CPCS / Pontos focais de HIV

PRM (Comandos Distritais)

IPAJ (delegações distritais)

Procuradoria, Tribunal (Distrital e Comunitário) e Lideranças Comunitárias (representantes do Governo na Comunidade).

 

Estratégia de implementação.

A estratégia do VIVA+ baseia-se na provisão de serviços de prevenção de HIV focado no CIP, disponibilização de insumos de prevenção, ATS-C e a ligação clínica para serviços de cuidados e tratamentos (TARV, PEP e PreP) e seguimento para a retenção no TARV, PreP e conclusão do PEP para as Mulheres Trabalhadoras de Sexo.

 

RESULTADOS:

  • Aumentada a disponibilidade dos serviços de prevenção e Cuidados e tratamento de HIV nas Trabalhadoras de Sexo com a provisão de Aconselhamento e Testagem na comunidade, onde durante o período foram testadas iniciais 3. 215 Beneficiárias, destas, 221 positivas e ligadas aos C&T num índice de cumprimento de 99%.
  • Para melhorar o acesso e a disponibilidade dos serviços de qualidade na componente de prevenção das ITS’s e HIV, foram disponibilizados 1, 847. 849 Unidades de preservativo masculino e 204. 415 Unidades de preservativos femininos para as Trabalhadoras de Sexo.