Há que reforçar a comunicação entre pais e filhos sobre os direitos sexuais e reprodutivos

Partilhar esta notícia

Decorre de 01 à 15 de Novembro, nos distritos de Moamba e Magude, na província de Maputo, a capacitação de activistas comunitários, produtores e locutores de rádio em matéria de Saúde Sexual e Reprodutiva e facilitação de diálogos comunitários. O objectivo é dotar os participantes de técnicas específicas de comunicação interpessoal com vista a incentivar a comunicação entre país e filhos, sobre a sexualidade, com enfoque para a prevenção de gravidezes precoces e indesejadas, uniões prematuras, e abortos inseguros ou clandestinos.

As formações são ministrada pelos técnicos da Direcção Provincial de Saúde de Maputo, em coordenação com os SPS-M e ICRH-M. São no total 54 participantes dos dois distritos, que ao afim desta jornada vão ver reforçados os seus conhecimentos e dado ao seu papel fundamental para a mudança de comportamento, contribuir para a redução de novas infecções por ITS e HIV na camada jovem e adolescente ao nível deste distrito.

Estas actividades tem lugar no âmbito da implementação do projecto “Bate Papo Sem Tabus”, pelo ICRH-M, nos distritos de Moamba e Magude, na província de Maputo, com objectivo de promover os direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes, com particular destaque na comunicação inter-geracional entre pais e filho.

Para Lourenço Ntlemo, locutor e produtor da rádio comunitária de Magude, esta capacitação agrega valor sobretudo para os conteúdos de comunicação entre pais e filhos sobre saúde sexual e reprodutiva do adolescente. “ com esta capacitação iremos produzir e programas  diversificados  sobre como a comunicação entre pais e filhos sobre saúde sexual e reprodutiva para adolescentes do distrito de Magude.”

Latifah France, activista e coordenadora da AJOCMA, refere que com esta formação, os activostas tem oportunidade de adquirir ferramentas para melhorar o trabalho de sensibilização dos adolescentes para adesão aos serviços de saúde para adolescentes e jovens  (SAAJ) e comunicação  com os seus pais, de modo a prevenir para gravidez precoce, uniões prematuras, infecções de transmissão sexual, HIV.

 O projecto Bate-Papo sem Tabus tem a duração de 4 anos, com seu início em 2019 e termina em 2022, é financiado pelo governo de Flanders

Projectos ICRH moçambique

Pesquisas e projectos desenvolvidos em Moçambique

Mais Notícias